Investimento anjo não é para todo mundo

O investimento anjo é figurinha carimbada no cenário de startups, prometendo flexibilidade e uma parceria mais pessoal.

Em startups, cada decisão tem um impacto muito significativo para o negócio.

O ritmo frenético de crescimento desse tipo de negócio, associado às incertezas e validações que só o tempo pode apresentar, faz de cada pequeno passo um grande salto – às vezes, rumo ao abismo.

Selecionar a fonte de financiamento adequada para a sua empresa é uma dessas decisões estratégicas.

Mas, será que essa opção de investimento é a ideal para todos os empreendedores?

Um pouco de contexto sobre investimento anjo

O investimento anjo, com sua disposição para investir em negócios nascentes e inovadores, têm ocupado um lugar de destaque, especialmente para empreendedores que estão dando seus primeiros passos.

Na nossa visão, os investidores anjo representam uma oportunidade ímpar para empreendedores que buscam não apenas capital, mas também uma relação menos burocrática e mais colaborativa.

São particularmente indicados para quem já possui uma rede de contatos estabelecida e não vê necessidade imediata de estruturar processos de governança mais complexos.

Vantagens do investimento anjo

Os investidores anjo se destacam pela agilidade no processo de investimento, com um tempo de fechamento mais curto e um processo de due diligence simplificado, reduzindo a burocracia e a espera.

Além disso, sua abordagem é menos intrusiva, permitindo que os empreendedores mantenham o controle e a autonomia sobre o dia a dia do negócio.

Esta característica é bem relevante, pois permite que as investidas implementem suas estratégias sem interferências externas, resultando em um crescimento positivo.

Desvantagens do investimento anjo

Contudo, nem tudo são flores e o investimento anjo também tem suas desvantagens.

O capital disponível por investidores anjo geralmente não alcança os valores proporcionados por investidores institucionais, o que pode ser uma limitação para projetos mais ambiciosos.

A dependência de uma rede pessoal também é uma questão. Empreendedores que não possuem um networking vasto podem encontrar dificuldades em acessar esses investidores.

Além disso, o relacionamento com investidores anjo pode não preparar adequadamente a empresa para lidar com formas mais tradicionais e rigorosas de financiamento no futuro.

Existem outras opções de investimento viáveis

Empreendedores dispõem de uma variedade de opções ao buscar investimentos no mercado.

Em muitos aspectos, isso é positivo. No entanto, cada opção de financiamento é drasticamente diferente da seguinte, portando seu próprio conjunto de vantagens e desvantagens.

Citando um case que já passou pela SAFIE: a Scalable é uma fintech que oferece uma opção de financiamento alternativa para SaaS, sem tanto impacto no equity.

Ademais, decidir qual rota de financiamento é mais adequada para você e seu empreendimento dependerá de suas circunstâncias — quais são seus objetivos de curto e longo prazo, quanto dinheiro precisa, entre outros.

Caso escolha o caminho errado, você pode matar a empresa afogada em dinheiro.

Lembre-se de buscar apoio jurídico nessa jornada, e conte com a SAFIE para isso.

Sobre política anti-lavagem de dinheiro, confira este artigo.

Sobre os procedimentos de Know Your Customer, confira este artigo.

Você também pode fazer o download do e-book “Regularize a sua fintech” aqui.

Últimas postagens

Antes de sair, agende uma reunião com o nosso time de especialistas.