Nos últimos meses, só se fala nele, ChatGPT, inteligência artificial que se transformou rapidamente em uma das ferramentas mais queridinhas do mundo.
Seus benefícios são inúmeros, inclusive, muitos empresas, como o G4 Educação, estão incorporando e construindo novos produtos para os seus negócios.
Mas antes de utilizar essa IA e suas funcionalidades, entenda como o ChatGPT pode impactar na propriedade intelectual do seu negócio para não ter prejuízos futuros.
Neste artigo, você vai descobrir uma outra realidade do ChatGPT.
Primeiro: o que é o ChatGPT e o que está por trás desta tecnologia?
O ChatGPT é um chatbot, uma espécie de robô de conversação, desenvolvido por meio de inteligência artificial (IA).
Ele pode ser utilizado de diversas formas. Seu principal objetivo é responder as perguntas de seus usuários das mais variadas temáticas e formas.
É possível criar códigos de programação, obras literárias, histórias, roteiros, músicas, trabalhos acadêmicos…
Além disso, como citado anteriormente, empresas estão incorporando a IA em seus negócios.
A BuzzFeed é um exemplo. Após anunciar que utilizaria a IA para criação de conteúdo, suas ações dispararam.
À medida que a IA é utilizada, mais inteligente ela fica!
Isso porque, além de toda a base de dados que já possui, o ChatGPT se alimenta das novas perguntas/informações inseridas pelos usuários, o que permite melhorar suas respostas.
Mas, afinal, como o ChatGPT pode impactar a propriedade intelectual do meu negócio?
Continue lendo e entenda os motivos!
A propriedade intelectual do seu negócio e as produções do ChatGPT
A propriedade intelectual é um dos ramos da propriedade industrial, sendo a proteção legal das obras intelectuais, tais como, marcas, patentes, desenhos industriais e outros.
Além disso, é imprescindível mencionar que as obras literárias são protegidas pelos direitos autorais.
Um dos grandes problemas advindos das respostas elaboradas pelo ChatGPT é justamente a violação da propriedade intelectual.
Exemplo:
Suponhamos que um membro da Startup ABC desenvolveu um programa de computador e, para tanto, ele passou meses elaborando um código de programação.
Para resguardar esse trabalho, a empresa registrou o programa perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.
Pois bem, após tais fatos, o ChatGPT foi capaz de escrever um código de programação que muito se assemelha ao desenvolvido pelo membro da Startup ABC.
Isso desencadearia uma violação clara à propriedade intelectual desse.
E mais, também é possível identificar violações aos direitos autorais, o que superaria o campo da propriedade intelectual.
Por isso, é muito importante buscar meios de resguardar as inovações do seu negócio. Saiba como.
Formas de proteger as invenções do seu negócio
Como falamos anteriormente, o ChatGPT pode violar a propriedade intelectual do seu negócio, mas já existem formas de se precaver em relação a isso.
A mais importante é o registro perante o INPI.
Tal ato permite que a invenção seja apenas utilizada pelo seu inventor, de modo que veda o uso por terceiros.
Um grande exemplo disso é o registro de marca. Falamos especificadamente sobre isso aqui.
Além disso, também temos o registro de software. É a forma de garantir a propriedade intelectual do código do software desenvolvido.
Lembra do exemplo que trouxemos da Startup ABC? O registro do programa de computador no INPI resguardaria a empresa, que poderia reivindicar seu direito.
Ou seja, o registro garantiria a propriedade intelectual da StartupABC.
Outro ponto relevante é a proteção em relação aos direitos autorais.
Vejamos o exemplo da ArtStation, uma plataforma que promove a publicação e desenvolvimento de artistas.
Atualmente, a plataforma tem sido alvo de críticas, pois não possui regras e/ou mecanismos que proíbam ou inibam materiais criados pela inteligência artificial.
Em razão disso, por permitir artes geradas por IA (ou não proibi-las), os artistas, usuários da plataforma, protestam, argumentando consequências como a perda de espaço e até mesmo desemprego.
Da mesma forma, o ChatGPT pode impactar o seu negócio, pois pode reproduzir ou utilizar indevidamente um trabalho seu/da sua empresa.
Assim, a forma de proteção é justamente o amparo da lei de direitos autorais, uma vez que não contempla as produções dos referidos chats.
Independente da forma que fará uso do ChatGPT e outras IA no seu negócio, você precisa se resguardar juridicamente para não ter problemas e prejuízos futuros. Uma consultoria especializada pode ser fundamental para o desenvolvimento do seu negócio.
Se precisar de ajuda, pode chamar o nosso time aqui.