Vamos conversar sobre os motivos da marca ser o primeiro investimento.
Quantas propagandas você já viu hoje?
Quantas marcas?
Mais do que pode se lembrar, não é?
Agora, pensa em todo seu tempo e esforço dedicado a encantar seus clientes, aquela mensagem tarde da noite, aquele desconto para que ele continue comprando, os desaforos que teve que engolir.
Imagina que outra empresa roube tudo isso de você. É isso o que acontece se você não registrar sua marca.
Hoje, os consumidores são inundados e continuamente expostos à marcas.
Por exemplo: Band-aid, Gilette e outras marcas se tornaram a referência dos seus produtos; os consumidores subconscientemente consideram essas marcas como o próprio produto.
O objetivo de qualquer empresa é ter esse tipo de ligação com seus clientes. No entanto, essas empresas não começaram com essa associação monopolista.
Eles inventaram um nome, logo, design que ressoa com os produtos e pessoas, além de registrarem essa propriedade intelectual para serem os únicos a utilizarem-nas.
E por que marcas são importantes para startups?
Veja cinco vantagens de registrar a marca da sua startup:
1. Ela cria uma relação entre cliente e empresa
Registrar sua marca é tornar seus serviços diferentes em relação aos seus concorrentes, dessa forma, mesmo te copiar é reforçar o seu branding.
2. Ajuda na hora de contratar funcionários
Se sua empresa é reconhecida como inovadora, em expansão e bem sucedida, bons empregados vão querer participar dela, e você sabe o quão difícil é manter colaboradores chave em uma startup e conseguir que pessoas sênior entrem para a empresa.
3. Previne dores de cabeça jurídicas
Quando você registra sua marca, impede outras pessoas de registrarem nomes parecidos na mesma área de atuação, o que atua como mitigador de conflitos de marca no futuro.
Além disso, te impede de ter a dor de cabeça de mudar de marca em pleno crescimento.
Ao registrar uma marca, sua startup se protege de ter outra empresa usando seu nome e imitando seus produtos e serviços.
4. Pode ser o maior ativo da sua empresa
A marca é um catalisador para aumentar o valor da empresa à medida que um negócio da startup amadurece. Uma vez que uma startup tenha alcançado uma reputação positiva, os consumidores irão associar sua marca à forma como o negócio está funcionando.
O Registro da marca é imprescindível para o franqueamento e a marca pode até ser vendida separadamente das operações.
A marca pode gerar lucros constantes, por meio da exploração direta, via a venda de produtos, ou indireta, através, como disse acima, por meio de franquias ou contratos de licenciamento.
Um portfólio diversificado com marcas e outras propriedades intelectuais constitui o que se chama de ativos Intangíveis, e pode acreditar, uma grande parte do valor de uma empresa vem desses bens.
5. Dá credibilidade à sua empresa
Investir no seu negócios, na sua marca, é acreditar que ela vai dar certo, que as pessoas podem confiar que você está preparado para entregar aquilo que prometeu.
Importância da proteção da marca
O Registro da Marca dá o direito de uso exclusivo em todo o território nacional, no setor em que pode ser estendido a mais de 100 países, pois o Brasil é membro da Convenção de Paris.
Por quanto tempo dura a propriedade da minha marca e quando devo registrá-la?
A partir do deferimento da marca, o direito de uso se estende por dez anos.
É importante lembrar que caso haja alguma alteração na forma de representação da marca, terá de registrá-la novamente.
A mudança no nome ou na logo torna o registro inexato e portanto não protege mais a marca.
É muito importante registrar sua marca o mais cedo possível. Idealmente, você deve entrar com o pedido de registro no INPI ao mesmo tempo que registra o domínio da sua empresa, assim, previne cópias e prejuízos.
O que é marca e nome fantasia?
Muitas vezes existe uma confusão sobre o que é nome fantasia, razão social e marca.
Razão Social é o nome jurídico da empresa, é o nome da empresa para o estado e para a justiça. É ele que consta no seu CNPJ como principal, como o nome oficial da empresa.
O nome fantasia é o nome pelo qual a empresa é conhecida publicamente, por exemplo, Nestlé é o nome fantasia da Nestlé, mas não a sua razão social.
A marca é a representação nominal, mista ou figurativa de um produto ou serviço. É protegida, desde que registrada no INPI.
Cabe ressaltar que a razão social pode diferir do nome fantasia que normalmente difere da marca em si, sendo essa composta até por sinais e não restringida ao nome da empresa.
Como uma marca pode ser registrada?
MARCA NOMINATIVA
Se refere apenas ao nome. O registro vai permitir usar o nome da marca em qualquer lugar, com ou sem a parte visual.
MARCA FIGURATIVA
Se refere à parte da figura do logo. O registro vai permitir usar o logo com a figura em qualquer lugar, com ou sem o nome acompanhando.
MARCA MISTA
Se refere ao conjunto do nome + figura. Assim, você poderá utilizar o logo completo em qualquer lugar.
Sempre recomendamos aos nossos clientes que seja considerado mais de uma apresentação da marca, para melhor protegê-la, se for o caso.
Você pode precisar de várias marcas registradas dentro de uma empresa para proteger todos os seus ativos.
Por exemplo, se você tiver um blog, um canal no YouTube, uma embalagem diferente, talvez seja necessário registrar esses ativos junto com o nome da empresa e logotipo. Apenas registrar o nome e a logo sua empresa não abrange todos os ativos do negócio.
Por fim, o registro de uma marca deve ser uma prioridade máxima quando uma startup está começando.
Você pode pensar no registro no INPI como um tipo de seguro para a marca da sua empresa.
Isso protege o negócio desde o início, permitindo seu sucesso a longo prazo, uma vez que você não precisa se preocupar em trocar de nome no futuro e terá uma marca que escala de valor junto com a sua startup.
Além disso, o registro será a regra.
A Amazon já começou a exigir o pedido de registro de marca para que negócios nos EUA possam entrar no Amazon Brand Registry, um programa que da muitas ferramentas úteis paras pequenos negócios, desde que tenham o pedido de marca realado.
E não vai parar por aí, muitas outras empresas seguirão o exemplo. Cada vez amis companhias vão exigir o registro da marca como exigem hoje certificados tributários.
Ao registrar e registrar sua marca, você está protegendo seu negócio de um desastre anunciado, por que dar chance para o azar, não é mesmo?
Chame o nosso time para te ajudar com isso.