
Há algumas semanas, recebemos a notícia de que o contrato de SAFE está liderando as rodadas de investimento nos EUA.
Se você está estágio de pré-seed como fundador de uma startup, já deve ter ouvido falar sobre SAFEs (Simple Agreements for Future Equity).
Nos últimos tempos, esse contrato têm se tornado cada vez mais popular, com 89% de todo o dinheiro levantado em rodadas de pré-seed no último trimestre de 2023 passando por eles.
O SAFE é um modelo alternativo às tradicionais notas conversíveis (convertible note), que aqui no Brasil se adaptaram para o atual Mútuo Conversível em Participação Societária.
O fato de que o SAFE está se tornando mais popular diz muito sobre o amadurecimento do mercado e o modo como investidores olham as empresas.
Você, como fundador de uma startup, precisa conhecer esse modelo e nós vamos te ajudar.
O que é o contrato de SAFE?
As SAFEs são instrumentos de financiamento que fornecem aos investidores direitos de participação futura na empresa em troca de capital no presente.
Elas foram projetadas para simplificar o processo de captação de recursos para startups, oferecendo uma estrutura mais simples e ágil do que as notas conversíveis tradicionais.
O SAFE, diferente do mútuo conversível brasileiro e das convertible notes americanas, é um contrato de equity e não uma dívida.
O contrato de SAFE também não tem uma data de vencimento. Sua conversão se dá na ocorrência de gatilhos específicos no contrato, previamente ajustados entre as partes.
Essa mudança de natureza no acordo é super importante, pois estimula o investimento e traz mais segurança para investidores e startups.
Como funciona o contrato de SAFE?
Diferentemente das notas conversíveis e dos mútuos conversíveis, que são uma forma de dívida que pode se converter em ações no futuro, as SAFEs não carregam juros nem têm prazo de vencimento.
Em vez disso, elas oferecem aos investidores a promessa de receber ações da empresa em uma rodada de financiamento futura, geralmente a um preço predeterminado ou com um desconto em relação ao valor da próxima rodada.
Os diferentes tipos de contrato de SAFE
Existem diferentes tipos de contrato de SAFEs, cada um com suas próprias características e termos específicos:
- Conversão Fixa em uma Data Futura: define um preço de conversão fixo para as ações da empresa em uma data futura. Imagine que sua startup está levantando fundos e oferece uma SAFE com conversão fixa a um preço de $1 por ação. Um investidor que contribui com $10.000 receberá 10.000 ações quando a conversão ocorrer.
- Teto de Avaliação, sem Desconto: estabelece um limite máximo para a avaliação da empresa na próxima rodada de financiamento, sem oferecer desconto no preço das ações. Suponha que sua empresa defina um teto de avaliação de $1 milhão. Se a próxima rodada de financiamento avaliar a empresa em $2 milhões, o investidor que participou da SAFEreceberá ações com base no teto de $1 milhão.
- Desconto, sem Teto de Avaliação: oferece aos investidores um desconto no preço das ações da próxima rodada de financiamento, mas sem estabelecer um teto de avaliação. Se sua startup oferece uma SAFE com desconto de 20%, um investidor que contribui com $10.000 receberá ações com base em um preço 20% menor do que o da próxima rodada.
- Teto de Avaliação & Desconto: combina um teto de avaliação com um desconto no preço das ações. Nesse caso, o investidor se beneficia de ambos: um teto de avaliação e um desconto. Por exemplo, se o teto for $1 milhão e o desconto for 20%, o investidor receberá ações com base no preço mais vantajoso.
- MFN (Most Favored Nation): permite que os investidores se beneficiem dos termos mais favoráveis oferecidos a outros investidores em rodadas subsequentes. Com essa opção, o investidor garante que receberá os mesmos termos favoráveis oferecidos a outros investidores em rodadas subsequentes.
A escolha do tipo de SAFE depende das necessidades e da estratégia de financiamento da sua startup, bem como das condições do mercado.
Por exemplo, se você espera uma avaliação significativamente maior na próxima rodada de financiamento, pode ser vantajoso optar por um teto de avaliação.
Se preferir garantir um desconto no preço das ações, mesmo que a avaliação da empresa seja alta, um desconto sem teto de avaliação pode ser a escolha certa.
O contrato de SAFE “brasileiro” está chegando
As SAFEs têm se mostrado uma ferramenta valiosa para fundadores de startups em busca de financiamento no estágio de pré-seed.
Ao oferecer uma alternativa mais simples e flexível, esse modelo tem ajudado a acelerar o processo de captação de recursos e a simplificar as negociações com investidores.
Não é sem razão que estamos tentando aprovar um modelo de SAFE “brasileiro” no Congresso Nacional: o CICC é um contrato de investimento em startups promissor e que você pode entender melhor neste artigo.
Lembre-se sempre de consultar um advogado ou consultor financeiro qualificado antes de tomar qualquer decisão relacionada ao financiamento da sua empresa.
A SAFIE é uma empresa consolidada no mercado e que já ajudou a viabilizar juridicamente mais de 35 milhões em investimento para startups early stage.

Visite o nosso site e agende uma reunião com nossos especialistas.